Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Operaçao Carro-Pipa
Início do conteúdo da página
Operação Carro-Pipa

Operação Carro-Pipa

  • Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 22h59
  • Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2023, 14h06
  • Acessos: 4204

O Programa de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro foi implementado pelo Governo Federal há mais de 21 (vinte e um) anos. Seu objetivo é realizar o abastecimento de água potável para o consumo humano no Polígono da Seca Nordestino, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

As atividades da Operação Carro-Pipa compreendem à distribuição de água potável, preferencialmente por meio de carros-pipa, às populações rurais e urbanas atingidas por estiagem com prioridade para os municípios que se encontram em situação de emergência ou estado de calamidade pública.

 A 1ª Companhia de Infantaria é responsável pela Operação em 8 (oito) municípios no estado de Pernambuco e 4 (quatro) municípios no estado da Bahia, totalizando 12 (doze) Municípios.

Semanalmente, a 1ª Companhia de Infantaria envia para os municípios que estão com a Operação Pipa “em execução” cerca de 12 (doze) militares para realizarem as atividades de fiscalização, as quais compreendem: a fiscalização da documentação dos motoristas (pipeiros) e seus respectivos caminhões, as condições higiênicas e estruturais das cisternas, a quantidade de água distribuída por localidade, a conferência dos trabalhos realizados pelos pipeiros e ainda a verificação das atividades desenvolvidas  através das COMPDECs (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), órgão de ligação entre a prefeitura e o quartel. 

A Companhia, atualmente, fiscaliza  a entrega de água potável em 1368 (mil trezentos e sessenta e oito) Pontos de Abastecimento (PA), atendendo a uma população de aproximadamente de 45.135 (quarenta e cinco mil e cento e trinta e cinco) habitantes. Para cumprir esta demanda foram contratados 75 (setenta e cinco) pipeiros que transportam mais de 20.075 mil m3 de água por mês aos necessitados.

 

 Telefone para contato: (71) 4042-8582

Fim do conteúdo da página