COMPANHIA DE INFANTARIA REALIZA FORMATURA EM ALUSÃO AO DIA DA ARMA DE COMUNICAÇÕES E PROMOÇÃO DE OFICIAIS
Paulo Afonso (BA) - A 1ª Companhia de Infantaria - "A Guardiã da Energia do Nordeste"- realizou no dia 05 deste mês, a formatura em alusão ao dia da Arma de Comunicações.
A supracitada data marca o nascimento do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que nasceu em Mimoso, Mato Grosso, em 5 de maio de 1865. Ao longo de sua vida militar, construiu milhares de quilômetros de linhas telegráficas, ligando o Oeste e a Amazônia ao centro político-econômico do Brasil. Além da monumental obra de instalação de linhas telegráficas, Rondon realizou um profundo e extenso trabalho de levantamento geográfico de regiões antes desconhecidas; mapeou rios e movimentos orográficos, coletou, catalogou e enviou para universidades e museus dezenas de milhares de amostras de animais, plantas e rochas. Criou o Serviço de Proteção aos Índios, em 1910 e pela primeira vez atribuiu ao Estado o relacionamento com os povos nativos do Brasil. Faleceu em 1958, pouco depois de receber do Congresso Nacional a patente de marechal do Exército Brasileiro, e pelo seu trabalho, foi designado patrono da Arma de Comunicações em 1963.
A formatura também referenciou a promoção dos 1º Tenentes Nilson Luiz da Silva neto e Leonardo Silva Santana, promovidos ao posto de Capitão, no dia 30 de Abril do corrente ano.